Sousândrade
Sousândrade, cujo nome completo era Joaquim de Sousa Andrade, foi um escritor brasileiro nascido em 1833 no Maranhão e falecido em 1902 no Rio de Janeiro. Ele é considerado um dos precursores do modernismo na literatura brasileira, devido à sua linguagem inovadora e experimental.
Sousândrade foi um escritor multifacetado, tendo atuado como poeta, romancista, jornalista, ensaísta e tradutor. Sua obra mais conhecida é o poema épico "O Guesa Errante", publicado em 1876, que narra a história de um índio que percorre o mundo em busca de sua identidade.
Além de "O Guesa Errante", Sousândrade também escreveu outras obras importantes, como "Harmonias e Desafios", "O Inferno de Wall Street" e "Os Três Amores". Ele foi um dos primeiros escritores brasileiros a incorporar elementos da cultura indígena em sua obra, o que o tornou um precursor do movimento antropofágico do modernismo.
Apesar de ter sido pouco reconhecido em vida, Sousândrade é hoje considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XIX, tendo influenciado diversos escritores posteriores, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Amazon