Sóror Mariana Alcoforado
Sóror Mariana Alcoforado foi uma religiosa portuguesa do século XVII, conhecida principalmente por suas cartas de amor. Ela nasceu em Beja, Portugal, em 1640, e entrou para o convento de Nossa Senhora da Conceição em Beja aos 17 anos de idade.
Mariana Alcoforado ficou famosa por suas cartas de amor escritas para o oficial francês Noël Bouton, Conde de Chamilly, com quem teve um breve romance durante a Guerra da Restauração. As cartas, escritas em francês, foram publicadas pela primeira vez em 1669, com o título "Lettres Portugaises" (Cartas Portuguesas).
As cartas de Mariana Alcoforado são consideradas uma das primeiras obras literárias epistolares da língua francesa. Elas retratam intensamente os sentimentos de amor, paixão, desespero e sofrimento da autora, que se sentia abandonada e traída pelo amante.
Apesar de serem atribuídas a Mariana Alcoforado, algumas teorias sugerem que as cartas foram escritas por um autor francês, como o abade Antoine de Guilleragues. No entanto, a autoria das cartas ainda é um mistério e motivo de debate entre os estudiosos.
Independentemente da autoria, as cartas de Mariana Alcoforado tiveram um grande impacto na literatura e na cultura europeia. Elas foram traduzidas para várias línguas e influenciaram escritores como Jean-Jacques Rousseau e Voltaire.
Sóror Mariana Alcoforado faleceu em 1723, no convento de Nossa Senhora da Conceição em Beja. Sua figura e suas cartas continuam a despertar interesse e curiosidade até os dias de hoje.
Amazon