Silviano Santiago
Silviano Santiago é um escritor, crítico literário e professor brasileiro nascido em Minas Gerais em 1936. Ele é considerado um dos mais importantes escritores contemporâneos do Brasil e é conhecido por sua obra experimental, que mistura ficção, ensaio e autobiografia.
Santiago estudou Letras e Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais e depois se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como professor universitário e crítico literário. Ele publicou seu primeiro livro, "Em Liberdade", em 1965, e desde então escreveu muitos outros, incluindo "Stella Manhattan", "Heranças" e "Machado".
Santiago é conhecido por sua escrita complexa e inovadora, que muitas vezes desafia as convenções literárias tradicionais. Ele também é um crítico literário respeitado, tendo escrito sobre autores como Machado de Assis, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
Além de sua carreira literária, Santiago também é um ativista político e cultural. Ele foi um dos fundadores do Centro de Estudos Afro-Asiáticos, que promove a cultura de minorias étnicas e raciais no Brasil.
Em 2018, Santiago foi premiado com o Prêmio Machado de Assis, a mais alta honraria literária do Brasil, em reconhecimento à sua contribuição para a literatura brasileira.
Amazon