Satyajit Ray
Satyajit Ray foi um escritor, cineasta e compositor indiano que nasceu em 2 de maio de 1921 e faleceu em 23 de abril de 1992. Ele é considerado um dos maiores cineastas da história do cinema indiano e mundial, sendo conhecido por suas obras que retratam a vida e a cultura da Índia.
Ray iniciou sua carreira como cineasta em 1955, com o filme "Pather Panchali", que se tornou um marco do cinema indiano e mundial. Ele dirigiu mais de 30 filmes em sua carreira, incluindo obras como "Aparajito", "O Mundo de Apu", "Charulata" e "Jalsaghar".
Além de cineasta, Ray também foi um escritor prolífico, tendo escrito mais de 100 livros em sua vida. Ele escreveu romances, contos, ensaios e roteiros de cinema. Seus livros são conhecidos por retratar a vida e a cultura da Índia de forma realista e sensível.
Ray também foi um compositor talentoso, tendo composto a trilha sonora de muitos de seus filmes. Ele foi premiado com diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1992, pelo filme "A Sala de Música".
Satyajit Ray é considerado uma figura importante da cultura indiana e mundial, tendo influenciado muitos cineastas e escritores ao longo dos anos. Sua obra continua a ser celebrada e estudada até hoje.
Amazon