Paul Watzlawick
Paul Watzlawick foi um dos principais teóricos da comunicação humana do século XX. Nascido na Áustria em 1921, Watzlawick estudou filosofia e psicologia em Viena antes de se mudar para os Estados Unidos na década de 1950. Lá, ele se tornou um dos fundadores da Escola de Palo Alto, um grupo de pesquisadores que se dedicou a estudar a comunicação humana e suas implicações para a psicoterapia e outras áreas.
Watzlawick é conhecido por suas contribuições à teoria da comunicação humana, especialmente sua ideia de que a comunicação é inevitável e que toda comunicação tem um aspecto relacional e um aspecto conteudístico. Ele também é conhecido por suas ideias sobre a natureza da realidade e a importância da linguagem na construção da realidade.
Entre as obras mais importantes de Watzlawick estão "Pragmatics of Human Communication" (1967), escrita em parceria com outros membros da Escola de Palo Alto, e "How Real Is Real?" (1976), que explora as implicações das teorias da comunicação para a psicoterapia e outras áreas.
Watzlawick faleceu em 2007, mas suas ideias continuam influenciando a teoria e a prática da comunicação e da psicoterapia em todo o mundo.
Amazon