Paul N. Rosenstein-Rodan
Paul N. Rosenstein-Rodan foi um economista austríaco que nasceu em 1902 e faleceu em 1985. Ele é mais conhecido por seu trabalho na teoria do desenvolvimento econômico e por ser um dos fundadores da escola de pensamento do desenvolvimento econômico.
Rosenstein-Rodan estudou na Universidade de Viena, onde se tornou discípulo de Joseph Schumpeter, um dos mais renomados economistas da época. Ele também estudou na Universidade de Cambridge, onde se tornou amigo de John Maynard Keynes.
Em seu trabalho, Rosenstein-Rodan defendia que o desenvolvimento econômico não poderia ser alcançado apenas com a ajuda do mercado, mas que era necessário um papel ativo do Estado na promoção do desenvolvimento. Ele também argumentava que o desenvolvimento econômico era um processo cumulativo, no qual o crescimento de um setor da economia poderia impulsionar o crescimento de outros setores.
Rosenstein-Rodan é mais conhecido por seu artigo "Problems of Industrialization of Eastern and South-Eastern Europe", publicado em 1943. Neste artigo, ele argumentou que a industrialização dos países da Europa Oriental e do Sudeste era um problema coletivo que exigia uma abordagem coordenada. Ele propôs a criação de um plano de desenvolvimento econômico para a região, que incluiria a construção de infraestrutura, investimentos em educação e treinamento, e a coordenação de esforços entre os países da região.
O trabalho de Rosenstein-Rodan foi influente na formação da teoria do desenvolvimento econômico e na formulação de políticas de desenvolvimento econômico em todo o mundo. Ele é lembrado como um dos principais economistas do século XX e um defensor do papel do Estado no desenvolvimento econômico.
Amazon