Neusa Santos Souza
Neusa Santos Souza foi uma escritora, socióloga e ativista brasileira, nascida em Salvador, Bahia, em 1948, e falecida em 2015. Ela é considerada uma das principais intelectuais negras do Brasil e uma das pioneiras nos estudos sobre a questão racial no país.
Neusa Santos Souza foi uma das fundadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações Raciais (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM), na Universidade Federal da Bahia, em 1983. Ela também foi professora de sociologia na mesma universidade e em outras instituições de ensino superior.
Entre suas obras mais conhecidas estão "Tornar-se negro" (1983), "Orixás da Bahia" (1995), "Tornar-se negro ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social" (2004) e "Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras" (2005).
Neusa Santos Souza foi uma defensora das políticas de ações afirmativas para a população negra e lutou por uma maior representatividade e visibilidade para essa comunidade. Ela também foi uma voz importante na luta contra o racismo e a discriminação racial no Brasil.
Amazon