Miguel de Unamuno
Miguel de Unamuno foi um escritor, filósofo e poeta espanhol nascido em Bilbao em 1864 e falecido em Salamanca em 1936. Ele é considerado um dos principais representantes da Geração de 98, um grupo de intelectuais espanhóis que se destacaram no final do século XIX e início do século XX.
Unamuno estudou filosofia e letras na Universidade de Madrid e se tornou professor universitário em Salamanca em 1901. Ele escreveu romances, ensaios, poesia e peças de teatro, e sua obra é caracterizada por uma profunda reflexão sobre a condição humana, a angústia existencial e a busca por sentido na vida.
Entre suas obras mais conhecidas estão "Niebla" (Névoa), "San Manuel Bueno, mártir", "Abel Sánchez" e "Del sentimiento trágico de la vida" (Do sentimento trágico da vida). Unamuno também foi um crítico ferrenho do regime franquista e foi exilado em 1936, pouco antes de sua morte.
A obra de Unamuno é considerada uma das mais importantes da literatura espanhola do século XX e sua influência pode ser vista em autores como Gabriel García Márquez e Jorge Luis Borges.
Amazon