Maxim Gorki
Maxim Gorki foi um escritor russo que viveu entre 1868 e 1936. Ele é considerado um dos mais importantes escritores russos do século XX e um dos fundadores do movimento literário conhecido como Realismo Socialista.
Gorki nasceu em Nizhny Novgorod, na Rússia, em uma família pobre. Ele teve uma infância difícil e trabalhou em vários empregos antes de se tornar um escritor. Seu primeiro livro, "Contos de Itália", foi publicado em 1898 e rapidamente o tornou famoso.
Gorki escreveu muitos livros e peças de teatro que retratam a vida dos pobres e oprimidos na Rússia. Ele acreditava que a literatura deveria ser usada para expor as injustiças sociais e políticas e para inspirar a mudança. Seus trabalhos mais famosos incluem "A Mãe", "Os Vagabundos" e "A Vida de Klim Samgin".
Gorki foi um defensor do Partido Comunista e apoiou a Revolução Russa de 1917. Ele foi nomeado presidente da União dos Escritores Soviéticos em 1934, mas sua saúde começou a declinar e ele morreu dois anos depois.
Apesar de sua associação com o governo soviético, a obra de Gorki continua a ser estudada e apreciada em todo o mundo. Ele é lembrado como um dos maiores escritores russos e um defensor da justiça social.
Amazon