Mary Shelley
Mary Shelley foi uma escritora inglesa nascida em 1797 e falecida em 1851. Ela é mais conhecida por ter escrito o romance gótico "Frankenstein", publicado em 1818, quando ela tinha apenas 21 anos.
Mary era filha da filósofa feminista Mary Wollstonecraft e do filósofo político William Godwin. Sua mãe morreu poucos dias após seu nascimento, e ela foi criada por seu pai e sua madrasta. Ela recebeu uma educação incomum para uma mulher da época, tendo acesso a livros e debates intelectuais desde cedo.
Em 1814, Mary conheceu o poeta Percy Bysshe Shelley, que na época era casado. Eles se apaixonaram e fugiram juntos para a Europa, enfrentando muitas dificuldades financeiras e sociais. Eles se casaram em 1816, após a morte da primeira esposa de Percy.
Foi durante uma estadia na Suíça, em 1816, que Mary teve a ideia para "Frankenstein". Ela e Percy estavam passando o verão com o poeta Lord Byron e outros amigos, e eles desafiaram uns aos outros a escrever histórias de terror. Mary teve um pesadelo que serviu de inspiração para o romance.
"Frankenstein" conta a história do cientista Victor Frankenstein, que cria um ser humano artificialmente e acaba perdendo o controle sobre ele. O livro é considerado um clássico da literatura de terror e ficção científica, e tem sido adaptado para o cinema e outras mídias inúmeras vezes.
Mary Shelley também escreveu outros romances, como "Valperga" e "The Last Man", e foi uma figura importante na cena literária e intelectual de sua época. Ela morreu aos 53 anos, vítima de um tumor cerebral.
Amazon