Marquesa de Alorna
A Marquesa de Alorna, cujo nome de batismo era Leonor de Almeida Portugal, foi uma escritora e poetisa portuguesa do século XVIII. Ela nasceu em 31 de outubro de 1750, em Lisboa, e faleceu em 11 de outubro de 1839, em Almeirim.
Filha do 1º Conde de Assumar, Leonor teve uma educação privilegiada, tendo estudado com os melhores professores da época. Ela se destacou como poetisa e escritora, sendo considerada uma das maiores representantes do arcadismo português.
Sua obra mais conhecida é o poema "Odes", publicado em 1790, que foi muito elogiado pela crítica da época. Além disso, ela também escreveu peças teatrais, como "A Vingança de Teodoro" e "O Príncipe Nabo".
Além de sua produção literária, a Marquesa de Alorna também se destacou como patrona das artes e das letras, tendo sido responsável por reunir em sua casa um grupo de intelectuais e artistas, como Bocage, Francisco Manuel do Nascimento e Domingos Sequeira.
A Marquesa de Alorna foi uma figura importante na cultura portuguesa do século XVIII, deixando um legado literário e cultural que ainda é valorizado até hoje.
Amazon