Mário Filho
Mário Filho foi um escritor brasileiro, nascido em 3 de junho de 1908, no Rio de Janeiro, e falecido em 17 de março de 1966, na mesma cidade. Ele foi um dos mais importantes jornalistas esportivos do país, tendo atuado como cronista esportivo em diversos jornais e revistas, como O Globo, A Manhã, O Cruzeiro e Placar.
Mário Filho também foi um grande incentivador do futebol no Brasil, tendo sido um dos fundadores do Maracanã, o maior estádio de futebol do país, e também do Campeonato Carioca de Futebol. Ele escreveu diversos livros sobre o esporte, como "O Negro no Futebol Brasileiro" e "O Homem e o Futebol".
Além de sua atuação no jornalismo esportivo, Mário Filho também foi um importante militante político, tendo sido um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro. Ele foi preso diversas vezes durante a ditadura Vargas e também durante o regime militar, sendo considerado um dos presos políticos mais importantes do país.
Mário Filho faleceu em 1966, aos 57 anos, vítima de um câncer. Ele deixou um legado importante para o jornalismo esportivo e para a cultura brasileira, sendo lembrado até hoje como um dos maiores escritores e cronistas esportivos do país.
Amazon