Marielle Franco
Marielle Franco foi uma escritora, feminista, ativista dos direitos humanos e política brasileira. Ela nasceu em 27 de julho de 1979 no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e se tornou uma das principais vozes na luta contra a violência policial, o racismo e a homofobia.
Marielle estudou Sociologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fez mestrado em Administração Pública na Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela trabalhou como assessora parlamentar na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e foi eleita vereadora pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2016, com mais de 46 mil votos.
Durante seu mandato, Marielle foi uma defensora dos direitos humanos e das minorias. Ela denunciou a violência policial nas favelas e comunidades do Rio de Janeiro, e lutou pela igualdade de gênero, raça e orientação sexual. Marielle também foi uma das principais críticas da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro em 2018.
Infelizmente, Marielle foi assassinada em 14 de março de 2018, aos 38 anos, junto com seu motorista Anderson Gomes. Seu assassinato chocou o Brasil e o mundo, e gerou uma onda de protestos e manifestações em defesa da democracia e dos direitos humanos. Até hoje, a autoria do crime não foi completamente esclarecida.
Amazon