Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa
Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa são três escritoras portuguesas que ficaram conhecidas por terem escrito juntas, em 1972, o livro "Novas Cartas Portuguesas". O livro foi um marco na literatura portuguesa por trazer temas como a sexualidade feminina, o aborto e a opressão das mulheres.
As três escritoras foram perseguidas pelo regime ditatorial português na época, que considerou o livro subversivo e pornográfico. Elas foram presas e julgadas, mas a repercussão internacional do caso acabou por libertá-las.
Além de "Novas Cartas Portuguesas", as três escritoras têm obras individuais importantes. Maria Isabel Barreno escreveu romances, contos e peças de teatro, como "Crónica do Tempo", "O Senhor das Ilhas" e "O Livro de Filipe". Maria Teresa Horta é autora de livros de poesia, como "Minha Senhora de Mim" e "Circe". Já Maria Velho da Costa escreveu romances, como "Casas Pardas" e "Myra".
As três escritoras foram pioneiras na luta pela igualdade de gênero em Portugal e deixaram um legado importante na literatura portuguesa.
Amazon