Luiz Carlos Maciel
Luiz Carlos Maciel foi um escritor, jornalista, crítico de cinema, teatro e música brasileiro. Nasceu em Porto Alegre, em 1938, e faleceu em 2017, no Rio de Janeiro.
Maciel foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, que se tornou um ícone da imprensa alternativa brasileira na década de 1970. Além disso, escreveu para diversos veículos de comunicação, como Jornal do Brasil, O Globo, Folha de S.Paulo e revistas como Veja e IstoÉ.
Como escritor, publicou diversos livros, entre os quais se destacam "O Hipopótamo", "O Noviço", "O Teatro de Arena", "O Homem que Amava Rapazes e Outros Ensaios" e "O Fim do Século XIX e o Início do Século XX". Seu estilo literário era marcado pelo humor ácido e pela ironia.
Além de sua carreira na imprensa e na literatura, Maciel também atuou como roteirista de cinema e televisão, tendo participado da criação de programas como "TV Pirata" e "Sai de Baixo".
Luiz Carlos Maciel foi um importante nome da cultura brasileira, que deixou um legado de crítica e reflexão sobre a sociedade e a arte.
Amazon