Lúcia Maria Machado Bógus
Lúcia Maria Machado Bógus foi uma escritora brasileira nascida em São Paulo em 1946 e falecida em 2004. Ela é conhecida por sua obra literária voltada para o público infanto-juvenil, tendo publicado mais de 30 livros ao longo de sua carreira.
Bógus iniciou sua carreira como escritora em 1975, com o livro "O Menino que Queria Ser Rei". A partir daí, ela se dedicou a escrever histórias que abordavam temas como amizade, solidariedade, respeito às diferenças e superação de desafios, sempre com uma linguagem simples e acessível para o público jovem.
Entre suas obras mais conhecidas estão "O Menino que Queria Voar", "O Menino que Virou Estrela", "O Menino que Queria Ser Super-Herói" e "A Menina que Não Sabia Ler". Seus livros foram traduzidos para diversos idiomas e receberam prêmios importantes, como o Jabuti, o Adolfo Aizen e o Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Além de escritora, Bógus também foi professora de literatura infantil e juvenil na Universidade de São Paulo (USP) e atuou como consultora para programas de incentivo à leitura em escolas e bibliotecas. Sua contribuição para a literatura brasileira para crianças e jovens é reconhecida até hoje e suas obras continuam a encantar leitores de todas as idades.
Amazon