Lev Vygotsky

Lev Vygotsky foi um psicólogo e teórico do desenvolvimento humano russo, nascido em 1896 e falecido em 1934. Ele é conhecido por suas contribuições para a psicologia da educação e por ter desenvolvido a teoria sociocultural do desenvolvimento. Vygotsky acreditava que o desenvolvimento humano é influenciado pela cultura e pelo ambiente social em que a pessoa está inserida. Ele defendia que a aprendizagem é um processo social e que as interações com outras pessoas são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo. Uma das principais ideias de Vygotsky é a zona de desenvolvimento proximal, que se refere ao espaço entre o que a criança já é capaz de fazer sozinha e o que ela pode fazer com a ajuda de um adulto ou de uma pessoa mais experiente. Segundo Vygotsky, é nessa zona que ocorre a aprendizagem mais significativa e que a criança pode avançar em seu desenvolvimento. Vygotsky também desenvolveu o conceito de ferramentas psicológicas, que são os instrumentos que as pessoas usam para pensar e resolver problemas. Essas ferramentas incluem a linguagem, a escrita, os números e outros símbolos culturais. Apesar de ter morrido jovem, aos 37 anos, Vygotsky deixou um legado importante para a psicologia da educação e para a compreensão do desenvolvimento humano. Suas ideias continuam sendo estudadas e aplicadas em diversas áreas, desde a educação até a psicologia clínica.
Amazon