Juan Linz
Juan Linz foi um renomado cientista político e sociólogo espanhol, nascido em 1926 e falecido em 2013. Ele é considerado um dos principais teóricos do regime político e da democracia, tendo contribuído significativamente para o estudo da transição democrática e da consolidação democrática em países da América Latina e da Europa.
Linz foi professor emérito da Universidade de Yale e da Universidade de Madrid, onde também foi diretor do Centro de Estudos Constitucionais. Ele publicou diversos livros e artigos, sendo um dos mais conhecidos "The Breakdown of Democratic Regimes", publicado em 1978, no qual ele analisa as causas do colapso dos regimes democráticos e propõe uma tipologia dos regimes autoritários.
Outro trabalho importante de Linz é o livro "The Failure of Presidential Democracy", publicado em 1990, no qual ele argumenta que o sistema presidencialista é incompatível com a democracia, devido à concentração de poderes nas mãos do presidente e à dificuldade de se estabelecer um equilíbrio entre os poderes executivo e legislativo.
Linz recebeu diversos prêmios e honrarias ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Príncipe das Astúrias de Ciências Sociais em 1996. Sua obra continua a ser influente na área de ciência política e é estudada em todo o mundo.
Amazon