Juan Carlos Ortiz
Juan Carlos Ortiz (1927-2013) foi um escritor colombiano que se destacou por sua obra literária voltada para o público infantil e juvenil. Ele nasceu em Medellín, na Colômbia, e estudou Filosofia e Letras na Universidade Nacional da Colômbia.
Ortiz começou sua carreira literária em 1953, com a publicação de seu primeiro livro, intitulado "La casa de los fantasmas". A partir daí, ele escreveu mais de 50 livros, entre romances, contos, poesias e peças de teatro. Seus trabalhos foram traduzidos para diversos idiomas e ganharam reconhecimento internacional.
Entre suas obras mais conhecidas estão "La isla de los cazadores de pájaros", "El hombre que hablaba de Octavia de Cádiz", "El misterio de la casa amarilla" e "El secreto de la isla de las focas". Seus livros são marcados pela presença de elementos fantásticos e pelo uso de uma linguagem simples e acessível, que cativa o público infantil e juvenil.
Além de escritor, Ortiz também foi professor de Literatura e colaborou com diversos jornais e revistas na Colômbia. Ele faleceu em 2013, deixando um legado importante para a literatura infantojuvenil colombiana e latino-americana.
Amazon