Joseph Stiglitz
Joseph Stiglitz é um renomado economista e escritor americano, nascido em 9 de fevereiro de 1943 em Gary, Indiana. Ele é conhecido por suas contribuições para a teoria da informação assimétrica e pela sua crítica ao neoliberalismo.
Stiglitz estudou na Universidade de Amherst e na Universidade de Chicago, onde obteve seu doutorado em economia. Ele trabalhou como professor em várias universidades, incluindo a Universidade de Yale e a Universidade de Columbia, onde atualmente é professor.
Stiglitz foi o economista-chefe do Banco Mundial de 1997 a 2000, mas renunciou ao cargo devido a suas críticas à política do Banco Mundial em relação aos países em desenvolvimento. Ele é um defensor da globalização, mas argumenta que ela deve ser gerenciada de forma justa e equitativa.
Stiglitz é autor de vários livros, incluindo "O Preço da Desigualdade", "A Grande Ruptura" e "A Globalização e Seus Malefícios". Ele recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2001, juntamente com George Akerlof e Michael Spence, por suas contribuições para a teoria da informação assimétrica.
Stiglitz é conhecido por suas opiniões progressistas e suas críticas ao capitalismo de livre mercado. Ele argumenta que o mercado não é capaz de resolver todos os problemas econômicos e sociais e que o Estado deve desempenhar um papel mais ativo na regulação da economia.
Amazon