Joseph E. Stiglitz
Joseph E. Stiglitz é um economista americano, nascido em 1943, que se destacou por suas contribuições para a teoria econômica e por suas análises críticas sobre as políticas econômicas adotadas em diversos países.
Stiglitz estudou na Universidade de Amherst e na Universidade de Chicago, onde obteve seu doutorado em economia. Ele trabalhou como professor na Universidade de Yale e na Universidade de Stanford, antes de se tornar professor na Universidade de Columbia, onde atualmente é professor emérito.
Stiglitz foi laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 2001, juntamente com George Akerlof e Michael Spence, por suas contribuições para a teoria da informação assimétrica. Ele também é conhecido por suas críticas às políticas econômicas adotadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial em países em desenvolvimento, argumentando que essas políticas muitas vezes prejudicam os mais pobres e aumentam a desigualdade.
Além de suas contribuições acadêmicas, Stiglitz também é autor de diversos livros sobre economia e política, incluindo "O Preço da Desigualdade" e "A Globalização e Seus Malefícios". Ele continua a ser uma voz influente no debate econômico global.
Amazon