José de Anchieta
José de Anchieta foi um importante escritor, poeta e missionário jesuíta espanhol que viveu no Brasil durante o século XVI. Ele nasceu em 19 de março de 1534, na cidade de San Cristóbal de La Laguna, nas Ilhas Canárias, e chegou ao Brasil em 1553, com apenas 19 anos de idade.
Anchieta foi um dos fundadores da cidade de São Paulo e teve grande importância na evangelização dos índios brasileiros. Ele aprendeu a língua tupi-guarani e criou uma gramática para essa língua, além de ter escrito diversos textos em tupi, como poesias, sermões e peças de teatro.
Entre suas obras mais conhecidas estão os poemas "De Beata Virgine Dei Matre" e "De Gestis Mendi de Saa", além da peça de teatro "Auto de São Lourenço". Anchieta também escreveu cartas e relatos sobre suas experiências no Brasil, que são importantes fontes históricas sobre a colonização portuguesa no país.
Além de sua produção literária, Anchieta também teve grande importância na área da medicina, sendo considerado o primeiro médico brasileiro. Ele desenvolveu diversos remédios a partir de plantas da flora brasileira e tratou de muitos doentes durante sua vida.
José de Anchieta faleceu em 9 de junho de 1597, na cidade de Reritiba, atual Anchieta, no Espírito Santo. Ele foi canonizado pelo papa Francisco em 2014, sendo reconhecido como santo da Igreja Católica.
Amazon