José Américo de Almeida
José Américo de Almeida foi um escritor, político e jurista brasileiro nascido em Areia, na Paraíba, em 10 de janeiro de 1887 e falecido em João Pessoa, em 10 de março de 1980. É considerado um dos mais importantes escritores da literatura regionalista brasileira.
Formado em Direito, exerceu diversos cargos públicos, como deputado federal, senador, ministro da Viação e Obras Públicas e governador da Paraíba. Foi um dos líderes da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder.
Como escritor, José Américo de Almeida é conhecido por obras como "A Bagaceira" (1928), considerada sua obra-prima, "Coiteiros" (1935) e "São Bernardo" (1934), que foram importantes para a consolidação do romance regionalista no Brasil. Suas obras retratam a vida e os costumes do Nordeste brasileiro, com personagens marcados pela pobreza, violência e luta pela sobrevivência.
José Américo de Almeida também foi um importante intelectual, tendo participado de diversos movimentos culturais e políticos no Brasil. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Paraibana de Letras, além de ter recebido diversas homenagens e prêmios literários ao longo de sua vida.
Amazon