James E. Seaver
James E. Seaver foi um escritor americano do século XIX, nascido em 1787 e falecido em 1827. Ele é mais conhecido por seu livro "A Narrative of the Life of Mrs. Mary Jemison", publicado em 1824, que conta a história de uma mulher branca que foi capturada por índios e viveu com eles por mais de 50 anos.
Seaver nasceu em Connecticut e estudou em Yale antes de se tornar um pastor presbiteriano. Ele se mudou para o oeste de Nova York em 1811, onde se interessou pela história e cultura dos índios americanos. Ele escreveu vários livros sobre o assunto, incluindo "The Life of Red Jacket" e "The Life of Mary Jemison".
"A Narrative of the Life of Mrs. Mary Jemison" foi um sucesso imediato e é considerado um dos primeiros exemplos da literatura americana de fronteira. O livro foi baseado em entrevistas com Jemison, que era uma figura real e conhecida na época. Seaver retratou Jemison como uma mulher corajosa e resiliente que se adaptou à vida com os índios e se tornou uma parte respeitada da comunidade.
Seaver morreu em 1827, aos 40 anos, devido a uma doença desconhecida. Seus livros continuaram a ser lidos e apreciados por muitos anos depois de sua morte, e "A Narrative of the Life of Mrs. Mary Jemison" ainda é considerado uma obra importante da literatura americana.
Amazon