J. Gresham Machen
J. Gresham Machen foi um teólogo e escritor americano do início do século XX. Ele nasceu em 1881 e cresceu em uma família presbiteriana devota. Machen estudou em várias instituições, incluindo a Universidade de Princeton, onde se formou em 1901. Ele então estudou teologia no Seminário Teológico de Princeton e na Universidade de Marburg, na Alemanha.
Machen é mais conhecido por sua defesa do cristianismo ortodoxo contra o liberalismo teológico. Ele argumentou que o liberalismo teológico era uma forma de apostasia, que negava as doutrinas fundamentais do cristianismo. Machen defendeu a doutrina da inerrância das Escrituras, a divindade de Cristo e a salvação pela graça através da fé.
Machen também foi um defensor do presbiterianismo conservador e se opôs à fusão da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América com outras denominações protestantes. Ele fundou a Igreja Presbiteriana Ortodoxa em 1936, após a fusão da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos da América com outras denominações.
Além de seus escritos teológicos, Machen também escreveu sobre história e literatura. Ele morreu em 1937, aos 55 anos, de pneumonia. Sua influência na teologia conservadora continua até hoje.
Amazon