Harrison E. Salisbury
Harrison E. Salisbury foi um escritor e jornalista americano, nascido em 14 de novembro de 1908 e falecido em 5 de julho de 1993. Ele é mais conhecido por suas reportagens sobre a União Soviética e a Guerra do Vietnã.
Salisbury trabalhou como correspondente estrangeiro para o New York Times por mais de 30 anos, cobrindo eventos importantes como a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Chinesa e a Crise dos Mísseis de Cuba. Ele foi o primeiro jornalista americano a visitar a cidade de Hiroshima após a bomba atômica ter sido lançada em 1945.
Em 1955, Salisbury foi expulso da União Soviética por suas reportagens críticas ao regime comunista. Ele escreveu vários livros sobre a União Soviética, incluindo "The 900 Days: The Siege of Leningrad" e "Russia on the Way". Seu livro "The New Emperors: China in the Era of Mao and Deng" foi um best-seller em 1992.
Salisbury recebeu vários prêmios por seu trabalho, incluindo um Prêmio Pulitzer em 1955 por sua cobertura da Guerra da Coreia. Ele foi um dos jornalistas mais respeitados e influentes de sua época e suas reportagens ajudaram a moldar a opinião pública sobre questões internacionais durante a Guerra Fria.
Amazon