Gould, Stephen Jay
Stephen Jay Gould foi um escritor e paleontólogo americano, nascido em Nova York em 1941 e falecido em 2002. Ele é conhecido por suas contribuições para a teoria da evolução e por popularizar a ciência por meio de seus livros e artigos.
Gould graduou-se em geologia em 1963 pela Antioch College e obteve seu doutorado em paleontologia pela Universidade de Columbia em 1967. Ele se tornou professor de biologia e geologia na Universidade de Harvard, onde lecionou por mais de 30 anos.
Gould foi um crítico da teoria da evolução gradualista, que afirma que as mudanças evolutivas ocorrem de forma lenta e constante ao longo do tempo. Ele propôs a teoria do equilíbrio pontuado, que sugere que a evolução ocorre em períodos de estabilidade seguidos por rápidas mudanças evolutivas.
Além de suas contribuições para a teoria da evolução, Gould é conhecido por seus escritos populares sobre ciência. Ele escreveu mais de 20 livros, incluindo "A Vida Maravilhosa", "O Polegar do Panda" e "A Estrutura da Teoria da Evolução". Seus escritos eram acessíveis para o público em geral e ajudaram a popularizar a ciência.
Gould também foi um defensor da educação científica e lutou contra o criacionismo e outras formas de pseudociência. Ele recebeu vários prêmios e honrarias por suas contribuições para a ciência e para a divulgação científica.
Amazon