Giovanni Bosco
Giovanni Bosco, conhecido como São João Bosco, foi um sacerdote, educador e escritor italiano do século XIX. Nasceu em 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo d'Asti, na Itália, e faleceu em 31 de janeiro de 1888, em Turim.
São João Bosco ficou famoso por seu trabalho com jovens marginalizados e desfavorecidos, fundando a Congregação Salesiana, dedicada à educação e formação de crianças e adolescentes. Ele desenvolveu um método educacional baseado na razão, na religião e na bondade, conhecido como Sistema Preventivo.
Além de seu trabalho como educador, São João Bosco também foi um prolífico escritor. Ele escreveu diversos livros, principalmente voltados para a educação e formação moral dos jovens. Suas obras mais conhecidas são "Memórias do Oratório", onde relata suas experiências com os jovens, e "Vida de Domingos Sávio", uma biografia de seu aluno e discípulo.
São João Bosco foi canonizado pela Igreja Católica em 1934 e é considerado o padroeiro dos jovens, dos educadores e dos editores. Sua vida e obra continuam a inspirar muitas pessoas ao redor do mundo, especialmente aqueles que se dedicam ao trabalho com a juventude.
Amazon