François Truffaut
François Truffaut foi um cineasta e escritor francês nascido em 1932 e falecido em 1984. Ele é considerado um dos fundadores do movimento cinematográfico francês conhecido como Nouvelle Vague (Nova Onda), que surgiu na década de 1950 e revolucionou o cinema francês e mundial.
Além de dirigir filmes, Truffaut também escreveu livros sobre cinema, como "Os Filmes da Minha Vida" e "Hitchcock/Truffaut", este último uma entrevista com o cineasta britânico Alfred Hitchcock. Ele também escreveu romances, como "Os Quatrocentos Golpes" e "Jules e Jim", que foram adaptados para o cinema.
Truffaut era conhecido por seus filmes intimistas, que exploravam temas como a infância, a adolescência, a paternidade e o amor. Ele trabalhava com atores não profissionais e valorizava a improvisação, o que conferia um ar naturalista às suas obras.
Entre seus filmes mais conhecidos estão "Os Quatrocentos Golpes" (1959), "Jules e Jim" (1962), "A Noite Americana" (1973) e "O Último Metrô" (1980). Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor por "A Noite Americana" e ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por "O Último Metrô".
François Truffaut faleceu em 1984, aos 52 anos, vítima de um tumor cerebral. Seu legado no cinema francês e mundial é inegável, e sua influência pode ser vista em diversos cineastas contemporâneos.
Amazon