Franco Basaglia
Franco Basaglia (1924-1980) foi um psiquiatra e escritor italiano que se tornou conhecido por sua luta contra os hospitais psiquiátricos e a favor da reforma psiquiátrica na Itália. Ele acreditava que os hospitais psiquiátricos eram lugares de opressão e violência, onde os pacientes eram tratados como objetos e não como seres humanos.
Em 1961, Basaglia foi nomeado diretor do Hospital Psiquiátrico de Gorizia, na região nordeste da Itália. Lá, ele iniciou um movimento de reforma que se espalhou por todo o país. Ele defendia que os pacientes deveriam ser tratados em comunidades terapêuticas, onde pudessem viver em liberdade e com dignidade. Basaglia também lutou contra a ideia de que a loucura era uma doença que precisava ser curada com medicamentos e terapias invasivas.
Em 1978, Basaglia publicou o livro "A instituição negada", que se tornou um marco na luta pela reforma psiquiátrica na Itália e em todo o mundo. Ele morreu em 1980, aos 56 anos, mas seu legado continua vivo até hoje. A reforma psiquiátrica que ele defendeu foi implementada na Itália e em outros países, e os hospitais psiquiátricos foram substituídos por serviços de saúde mental mais humanizados e inclusivos.
Amazon