Florbela Espanca
Florbela Espanca foi uma escritora portuguesa nascida em Vila Viçosa em 1894 e falecida em Matosinhos em 1930. Considerada uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX, Florbela Espanca teve uma vida marcada por diversas tragédias, como a morte do pai quando ela tinha apenas dois anos de idade, a separação dos pais e a morte do irmão mais novo.
A sua obra é caracterizada pela intensidade emocional, pela sensualidade e pela angústia existencial. Os seus poemas abordam temas como o amor, a morte, a solidão e a busca pela felicidade. Entre as suas obras mais conhecidas estão "Livro de Mágoas", "Charneca em Flor" e "Reliquiae".
Florbela Espanca também escreveu prosa, tendo publicado o romance "As Máscaras do Destino" e algumas peças de teatro. Além disso, foi uma mulher à frente do seu tempo, tendo lutado pela sua independência e pela sua liberdade criativa numa época em que as mulheres eram ainda muito limitadas nas suas escolhas.
Apesar de ter falecido jovem, aos 36 anos, Florbela Espanca deixou uma obra poética marcante que continua a ser lida e admirada até aos dias de hoje.
Amazon