Ernani Lemos
Ernani Lemos foi um escritor brasileiro nascido em 1912, em Minas Gerais, e falecido em 1986, no Rio de Janeiro. Ele é conhecido principalmente por suas obras de literatura infantil e juvenil, que foram muito populares nas décadas de 1950 e 1960.
Lemos começou a escrever para crianças e jovens na década de 1940, quando trabalhava como professor de português e literatura em escolas do Rio de Janeiro. Seus livros eram marcados por uma linguagem simples e acessível, que buscava se aproximar do universo dos leitores mais jovens.
Entre suas obras mais conhecidas estão "O Menino Azul", "O Menino que Queria Ser Rei", "O Menino que Queria Voar" e "O Menino que Queria Ser Gente". Esses livros tratam de temas como amizade, aventura, superação e descoberta de si mesmo, e são considerados clássicos da literatura infantojuvenil brasileira.
Ernani Lemos também foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Escritores de Literatura Infantil e Juvenil (ABEILJ), que teve papel importante na valorização e difusão desse gênero literário no país. Sua contribuição para a literatura infantil e juvenil brasileira é reconhecida até hoje, e seus livros continuam a ser lidos e apreciados por crianças e jovens de várias gerações.
Amazon