Emília Ferreiro e Ana Teberosky
Emília Ferreiro e Ana Teberosky são duas importantes pesquisadoras argentinas da área de educação. Elas são conhecidas por seus estudos sobre a aquisição da linguagem e da escrita pelas crianças.
Em 1979, Ferreiro e Teberosky publicaram o livro "Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño", que revolucionou a forma como se entendia o processo de alfabetização. Elas mostraram que as crianças não aprendem a ler e escrever simplesmente repetindo letras e palavras, mas sim construindo hipóteses sobre a língua escrita a partir de suas próprias experiências.
Segundo a teoria de Ferreiro e Teberosky, as crianças passam por diferentes estágios no processo de alfabetização, nos quais vão construindo conceitos sobre a escrita e a linguagem. Por exemplo, no estágio pré-silábico, a criança ainda não compreende que as letras representam sons da fala; já no estágio silábico, ela começa a perceber que as letras podem ser combinadas para formar sílabas.
A contribuição de Emília Ferreiro e Ana Teberosky para a educação foi fundamental para a compreensão do processo de alfabetização e para a criação de novas metodologias de ensino. Seus estudos continuam sendo referência para pesquisadores e professores em todo o mundo.
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