Elizabeth Kübler-Ross
Elizabeth Kübler-Ross foi uma escritora e psiquiatra suíça, nascida em 1926 e falecida em 2004. Ela é mais conhecida por seu trabalho com pacientes terminais e por sua teoria dos cinco estágios do luto.
Kübler-Ross estudou medicina na Suíça e depois se mudou para os Estados Unidos, onde se especializou em psiquiatria. Ela começou a trabalhar com pacientes terminais na década de 1960, quando muitos hospitais ainda não ofereciam cuidados paliativos. Ela acreditava que os pacientes deveriam ser tratados com dignidade e respeito até o fim de suas vidas e que suas necessidades emocionais e espirituais eram tão importantes quanto suas necessidades físicas.
Em 1969, Kübler-Ross publicou seu livro "Sobre a Morte e o Morrer", que se tornou um clássico da literatura médica. No livro, ela descreveu os cinco estágios do luto que muitas pessoas passam quando enfrentam a morte: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Essa teoria ajudou a mudar a forma como a morte e o luto são tratados na medicina e na sociedade em geral.
Além de seu trabalho com pacientes terminais, Kübler-Ross também foi uma defensora dos direitos dos animais e da ecologia. Ela fundou a Shanti Nilaya, uma comunidade para pessoas que enfrentam a morte, e continuou a escrever e dar palestras até sua morte em 2004. Seu trabalho continua a influenciar a forma como pensamos sobre a morte e a vida.
Amazon