Edward L. Bernays

Edward L. Bernays foi um escritor e publicitário norte-americano, considerado o pai das Relações Públicas. Ele nasceu em 1891 e faleceu em 1995. Bernays foi um dos primeiros a aplicar técnicas de psicologia e sociologia na área da propaganda e influência social. Bernays acreditava que as pessoas eram facilmente manipuláveis e que a opinião pública poderia ser moldada através de estratégias de comunicação. Ele desenvolveu técnicas para persuadir e influenciar as massas, utilizando-se de estudos de comportamento humano e teorias psicológicas. Um dos trabalhos mais famosos de Bernays foi a campanha de marketing que ele realizou para a marca de cigarros Lucky Strike, na década de 1920. Ele conseguiu associar o ato de fumar com a emancipação feminina, fazendo com que as mulheres passassem a adotar o hábito de fumar, o que aumentou significativamente as vendas da marca. Bernays também trabalhou para governos e empresas, ajudando a moldar a opinião pública em relação a diversos assuntos. Ele acreditava que a manipulação da informação era necessária para o bom funcionamento da sociedade e que os líderes deveriam utilizar essas técnicas para influenciar as massas. Apesar de suas contribuições para a área da comunicação e propaganda, Bernays também foi alvo de críticas. Muitos o acusam de ter manipulado a opinião pública em benefício próprio e de ter contribuído para a criação de uma sociedade consumista e alienada. Em resumo, Edward L. Bernays foi um escritor e publicitário que revolucionou a área das Relações Públicas ao aplicar técnicas de psicologia e sociologia na propaganda e influência social. Suas ideias e estratégias continuam sendo estudadas e debatidas até os dias de hoje.
Amazon

Livros de Edward L. Bernays