Edmund Husserl
Edmund Husserl foi um filósofo alemão do século XX, considerado o fundador da fenomenologia, uma corrente filosófica que busca estudar a essência das coisas a partir da experiência subjetiva do indivíduo.
Husserl nasceu em 1859 em Prossnitz, na Morávia (atual República Tcheca), e estudou matemática, física e filosofia em Viena e Berlim. Foi aluno de Franz Brentano, que o influenciou a buscar uma filosofia centrada na experiência consciente do sujeito.
Em 1901, Husserl publicou a obra "Investigações Lógicas", na qual desenvolveu sua teoria da fenomenologia, que propõe que a realidade deve ser estudada a partir da percepção subjetiva do sujeito, e não apenas a partir de conceitos ou categorias pré-estabelecidas. Segundo Husserl, a fenomenologia busca descrever as "essências" das coisas, ou seja, aquilo que é comum a todas as experiências individuais.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Husserl se afastou da filosofia e se dedicou à pesquisa científica, mas retomou seus estudos filosóficos na década de 1920. Em sua obra posterior, ele desenvolveu a ideia de que a consciência humana é sempre intencional, ou seja, está sempre voltada para algo externo a ela.
Husserl morreu em 1938, em Freiburg, na Alemanha, e sua obra influenciou diversos filósofos e correntes filosóficas posteriores, como Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty.
Amazon