Ed Catmull
Ed Catmull é um escritor e cientista da computação americano, nascido em 1945. Ele é mais conhecido por ser um dos fundadores da Pixar Animation Studios e por seu trabalho em animação por computador. Catmull estudou física e matemática na Universidade de Utah antes de obter um PhD em ciência da computação na Universidade de Utah em 1974.
Em 1979, Catmull se juntou à Lucasfilm, onde trabalhou em tecnologia de animação por computador. Ele e sua equipe desenvolveram o primeiro software de animação por computador, que foi usado para criar cenas em filmes como "Star Trek II: The Wrath of Khan" e "Young Sherlock Holmes". Em 1986, Catmull se juntou a Steve Jobs e John Lasseter para fundar a Pixar Animation Studios.
Na Pixar, Catmull foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas de animação por computador e pela criação de filmes como "Toy Story", "Finding Nemo" e "The Incredibles". Ele também foi fundamental na criação de uma cultura de inovação e colaboração na empresa.
Além de seu trabalho na Pixar, Catmull é autor de vários livros sobre liderança e criatividade, incluindo "Creativity, Inc.: Overcoming the Unseen Forces That Stand in the Way of True Inspiration", que se tornou um best-seller do New York Times. Ele se aposentou da Pixar em 2019, mas continua a ser uma figura influente no mundo da animação por computador e da tecnologia.
Amazon