Domingos José de Almeida
Domingos José de Almeida foi um escritor brasileiro nascido em 1901, em São Paulo, e falecido em 1951, no Rio de Janeiro. Ele foi um dos principais representantes do movimento modernista na literatura brasileira, que surgiu na década de 1920.
Almeida começou sua carreira literária como poeta, mas logo passou a se dedicar à prosa. Seu primeiro livro, "O Homem do Povo", foi publicado em 1931 e é considerado uma das obras mais importantes do modernismo brasileiro. O livro retrata a vida dos trabalhadores urbanos e rurais, dando voz aos personagens marginalizados da sociedade.
Além de "O Homem do Povo", Almeida também escreveu outros livros importantes, como "O Cego e Outros Contos" (1934) e "O Jardineiro e Outros Contos" (1941). Suas obras são marcadas por uma linguagem simples e direta, que retrata a realidade social e política do Brasil da época.
Domingos José de Almeida foi um escritor engajado, que lutou pela valorização da cultura popular e pela democratização da literatura brasileira. Sua contribuição para a literatura nacional é fundamental para entendermos a evolução da literatura brasileira no século XX.
Amazon