Cláudio Guerra
Cláudio Guerra é um escritor brasileiro nascido em 1954 em Minas Gerais. Ele é conhecido por seu livro "Memórias de uma guerra suja", publicado em 2012, em que relata sua participação como delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante a ditadura militar no Brasil.
Guerra foi responsável por coordenar a repressão política em Minas Gerais, tendo participado de diversas operações de sequestro, tortura e assassinato de opositores do regime. Em seu livro, ele relata detalhes sobre essas ações, incluindo a queima de corpos em fornos de usinas de açúcar.
Após a redemocratização do país, Guerra foi condenado por crimes contra os direitos humanos e cumpriu pena de prisão. Ele se tornou um dos poucos agentes da ditadura a admitir publicamente suas ações e a colaborar com a Justiça na identificação de vítimas e na localização de restos mortais.
"Memórias de uma guerra suja" é considerado um importante documento histórico sobre os anos de chumbo no Brasil e tem sido utilizado como fonte de pesquisa por estudiosos e pesquisadores.
Amazon