Camilo Pessanha
Camilo Pessanha foi um poeta português nascido em Coimbra em 1867 e falecido em Macau em 1926. É considerado um dos maiores poetas simbolistas portugueses.
Pessanha estudou Direito em Coimbra e exerceu a advocacia em Lisboa e Macau. Durante sua vida, publicou poucos poemas em revistas literárias, mas sua obra poética foi reunida e publicada postumamente em 1924, com o título "Clepsidra".
Sua poesia é marcada por uma linguagem hermética e simbolista, que busca expressar a angústia e a solidão do homem moderno. Seus versos são repletos de imagens obscuras e misteriosas, que evocam a natureza, a morte e a transitoriedade da vida.
Entre seus poemas mais conhecidos estão "Clepsidra", "Opiário", "Chuva Oblíqua" e "Viagem". Sua obra influenciou diversos poetas portugueses e brasileiros, como Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade.
Apesar de ter sido pouco reconhecido em vida, Camilo Pessanha é hoje considerado um dos grandes poetas da literatura portuguesa e um dos principais representantes do simbolismo em Portugal.
Amazon