Art Spiegelman
Art Spiegelman é um escritor e cartunista americano nascido em Estocolmo, Suécia, em 1948. Ele é mais conhecido por sua obra-prima "Maus", uma história em quadrinhos que retrata a vida de seu pai, um judeu polonês que sobreviveu ao Holocausto.
Spiegelman começou sua carreira como cartunista em meados dos anos 1970, trabalhando em revistas como o "The New Yorker" e "RAW". Ele é considerado um dos pioneiros do movimento de quadrinhos alternativos e experimentais, que desafiou as convenções do gênero e explorou temas mais complexos e profundos.
"Maus", publicado em duas partes (1986 e 1991), foi um marco na história dos quadrinhos, sendo o primeiro livro em quadrinhos a receber o Prêmio Pulitzer. A obra retrata a vida do pai de Spiegelman, Vladek, durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo sua experiência em campos de concentração nazistas. A história é contada através de animais antropomórficos, com os judeus representados como ratos e os nazistas como gatos.
Além de "Maus", Spiegelman também é conhecido por outras obras, como "In the Shadow of No Towers" (2004), que aborda os ataques de 11 de setembro de 2001, e "Breakdowns" (1977), uma coleção de seus primeiros trabalhos.
Spiegelman é considerado um dos mais importantes e influentes cartunistas da história, tendo sido homenageado com inúmeros prêmios e reconhecimentos por sua contribuição para a arte dos quadrinhos.
Amazon