Aquilo António Lobo Antunes
António Lobo Antunes é um escritor português nascido em Lisboa em 1942. Formado em Medicina, exerceu a profissão de psiquiatra durante muitos anos, tendo trabalhado em hospitais psiquiátricos e em consultório privado.
A sua carreira literária começou em 1979 com a publicação do romance "Memória de Elefante". Desde então, publicou mais de 20 obras, entre romances, contos e ensaios, que lhe valeram vários prémios literários, tanto em Portugal como no estrangeiro.
A obra de António Lobo Antunes é marcada por uma linguagem complexa e fragmentada, que reflete a sua experiência como psiquiatra e a sua visão da sociedade portuguesa. Os seus livros abordam temas como a guerra colonial, a ditadura, a violência, a solidão e a morte, e são frequentemente descritos como difíceis e exigentes, mas também profundamente humanos e emotivos.
Entre as suas obras mais conhecidas destacam-se "Os Cus de Judas", "Conhecimento do Inferno", "O Esplendor de Portugal" e "Sôbolos Rios que Vão". António Lobo Antunes é considerado um dos mais importantes escritores portugueses da atualidade e tem sido comparado a nomes como James Joyce e William Faulkner.
Amazon