António Quadros
António Quadros foi um escritor português nascido em 1923 e falecido em 1993. É considerado um dos mais importantes intelectuais portugueses do século XX, tendo sido também professor universitário, filósofo, crítico literário e ensaísta.
A sua obra literária é marcada por uma forte componente filosófica e espiritual, sendo influenciada pelo pensamento de autores como Platão, Plotino e Teilhard de Chardin. Destacam-se os seus romances "Aldrabão" (1959), "O Homem de Husserl" (1964) e "Onde o Tempo Não Chega" (1975), bem como os seus ensaios sobre arte, literatura e filosofia, como "O Pensamento Português Contemporâneo" (1960) e "O Mistério da Cultura" (1972).
António Quadros foi também um defensor da cultura portuguesa e da sua identidade nacional, tendo sido um crítico da influência estrangeira sobre a cultura portuguesa. Foi um dos fundadores do Movimento Nacional-Sindicalista em Portugal, mas acabou por se afastar do mesmo devido a divergências ideológicas.
A sua obra e pensamento continuam a ser estudados e debatidos nos dias de hoje, sendo considerado um dos grandes pensadores portugueses do século XX.
Amazon