Anita Loos
Anita Loos foi uma escritora americana que nasceu em 26 de abril de 1889 e faleceu em 18 de agosto de 1981. Ela é mais conhecida por seu trabalho como roteirista de cinema, tendo escrito mais de 130 roteiros durante sua carreira.
Loos começou a trabalhar como roteirista em Hollywood em 1912, e seu primeiro grande sucesso foi o roteiro do filme "Os Perigos de Paulina" (The Perils of Pauline) em 1914. Ela também escreveu roteiros para filmes como "O Pecado de Cluny Brown" (Cluny Brown) e "Ninotchka", que foram indicados ao Oscar.
Além de seu trabalho como roteirista, Loos também foi uma escritora prolífica, tendo escrito vários livros e peças de teatro. Seu trabalho mais famoso é o livro "Gentlemen Prefer Blondes", que foi publicado em 1925 e se tornou um best-seller. O livro foi adaptado para um musical da Broadway em 1949 e para um filme em 1953, estrelado por Marilyn Monroe.
Loos foi uma das primeiras mulheres a ter sucesso em Hollywood como roteirista, e ela abriu caminho para muitas outras mulheres na indústria cinematográfica. Ela também foi uma defensora dos direitos das mulheres e lutou pela igualdade de gênero em sua vida pessoal e profissional.
Amazon