Alexander Schmemann
Alexander Schmemann foi um teólogo ortodoxo russo-americano e escritor prolífico. Ele nasceu em 13 de setembro de 1921, em Tallinn, Estônia, e cresceu em Paris, França, onde seu pai era um padre ortodoxo russo. Schmemann estudou teologia na Universidade de Paris e foi ordenado sacerdote em 1946.
Em 1951, Schmemann emigrou para os Estados Unidos, onde se tornou professor de teologia na Saint Vladimir's Orthodox Theological Seminary, em Nova York. Ele foi um dos principais defensores da renovação da liturgia ortodoxa, enfatizando a importância da participação ativa dos fiéis na adoração.
Schmemann escreveu vários livros sobre teologia e liturgia, incluindo "For the Life of the World", "The Eucharist", "Introduction to Liturgical Theology" e "Great Lent". Ele também foi um dos fundadores da revista "The Orthodox Church" e contribuiu para outras publicações ortodoxas.
Schmemann morreu em 13 de dezembro de 1983, em Nova York, deixando um legado duradouro na teologia ortodoxa e na liturgia. Sua abordagem centrada na adoração e na participação ativa dos fiéis continua a influenciar a vida da igreja ortodoxa em todo o mundo.
Amazon