Missão Integral
"Raízes de Um Evangelho Integral" é um mergulho na prática histórica da leitura das Escrituras, especialmente de homens e mulheres que marcaram a vida de pessoas, igrejas e organizações evangélicas na América Latina.
Para René Padilla, chamado pela revista norte-americana "Christianity Today" de "pai da missão integral", é preciso "unir a paixão evangelizadora a um compromisso cristão com a realidade histórica", numa missão moldada e enviada por Jesus Cristo a partir de uma igreja que serve com integridade, compaixão e senso de justiça.
As muitas mãos, de contextos, épocas e lugares diferentes, reunidas em "Raízes de Um Evangelho Integral' buscam ouvir a voz de Deus presente nas Escrituras e, ao mesmo tempo, olhar para a missão com a qual ele nos vocacionou. A proposta da missão integral não é apresentar um método teológico ou a produção de uma teologia conceitual e abstrata. O chamado à missão integral é essencialmente o chamado a prolongar o ministério de Jesus Cristo ao longo da história.
***
Não existe antagonismo entre responsabilidade social e evangelismo ou entre amor ao próximo e adoração. Todos os aspectos do que hoje chamamos de missão integral faziam parte da missão da igreja primitiva e, certamente, também outros aspectos que sistematicamente deixamos de lado.
– Justo L. González
Uma igreja que pregue a cruz deve, ela própria, ser marcada pela cruz. Ela torna-se uma pedra de tropeço para a evangelização quando trai o evangelho ou quando lhe falta uma fé viva em Deus e um amor genuíno pelas pessoas.
– Samuel Escobar
Existem poucos períodos no passado da Igreja tão importantes para a missão hoje como a Inglaterra de John Wesley. Tanto sua mensagem como seu método, além de sua paixão em ser sempre fiel à Palavra de Deus, são chaves úteis para a missão integral na atualidade.
– Howard Snyder
Missão integral é a proclamação e a demonstração do evangelho.