Histórias da Meia-Noite
Histórias da Meia-Noite é uma coletânea de contos escrita por Machado de Assis, publicada originalmente em 1873. O livro é composto por sete contos que abordam temas como amor, traição, vingança e morte.
O primeiro conto, "Missa do Galo", é um dos mais famosos de Machado de Assis e conta a história de um jovem que se apaixona por uma mulher casada e decide passar a noite de Natal com ela. O conto é uma reflexão sobre a paixão e a moralidade.
Outro conto notável é "A Cartomante", que narra a história de um homem que procura uma cartomante para saber se sua esposa o está traindo. A trama gira em torno do destino e da ilusão.
Em "Pai Contra Mãe", Machado de Assis aborda a escravidão no Brasil e a relação entre escravos e seus donos. O conto é uma crítica à sociedade brasileira da época.
As histórias de Histórias da Meia-Noite são marcadas pelo humor, ironia e sarcasmo típicos de Machado de Assis. O livro é considerado uma obra-prima da literatura brasileira e um dos mais importantes trabalhos do autor.