As Mil e Uma Noites Árabes
O livro As Mil e Uma Noites Árabes é uma coleção de histórias populares do Oriente Médio e do Norte da África, compiladas e traduzidas por Antoine Galland. A obra foi publicada pela primeira vez em 1704 e desde então se tornou um clássico da literatura mundial.
As histórias são contadas por Sherazade, uma jovem que se oferece para se casar com o rei Shahriar, que havia jurado matar todas as suas esposas após descobrir que uma delas o havia traído. Sherazade, no entanto, começa a contar histórias fascinantes todas as noites, deixando o rei curioso e ansioso para ouvir mais, adiando assim sua execução.
Entre as histórias mais famosas incluídas no livro estão "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa", "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" e "O Pescador e o Gênio". As histórias são cheias de aventuras, magia, romance e lições de moral.
Embora muitas das histórias tenham sido transmitidas oralmente por gerações, Galland acrescentou algumas de suas próprias histórias e também fez alterações nas histórias originais para torná-las mais atraentes para o público francês do século XVIII.
As Mil e Uma Noites Árabes é um livro que encantou leitores de todas as idades e culturas ao longo dos séculos, e continua a ser uma fonte de inspiração para escritores, artistas e cineastas até hoje.