A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby
"A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby" é um romance de Charles Dickens, publicado originalmente em 1839. A história segue a vida de Nicholas Nickleby, um jovem que se torna o responsável por sua mãe e irmã após a morte de seu pai. Ele é forçado a trabalhar para seu tio cruel, Ralph Nickleby, que o trata mal e o envia para trabalhar em uma escola para meninos, onde ele testemunha o abuso dos alunos pelo diretor, Wackford Squeers.
Nicholas se torna amigo de Smike, um dos alunos da escola, e juntos eles fogem para Londres. Lá, eles encontram trabalho em uma companhia de teatro e Nicholas se apaixona pela atriz principal, Madeline Bray. No entanto, seu tio Ralph tenta separá-los e força Madeline a se casar com um homem rico e cruel, Sir Mulberry Hawk.
Nicholas, determinado a ajudar Madeline e Smike, se envolve em uma série de aventuras e confronta seu tio Ralph. Ele eventualmente descobre que Smike é na verdade o filho perdido de Ralph e o leva de volta para casa antes de Ralph morrer de um ataque cardíaco.
"A Vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby" é um retrato vívido da sociedade inglesa do século XIX e uma crítica à corrupção e crueldade dos poderosos. É um dos romances mais populares de Dickens e é conhecido por seus personagens memoráveis e sua mistura de comédia e tragédia.