Zora Neale Hurston
Zora Neale Hurston foi uma escritora, antropóloga e folclorista afro-americana nascida em 1891 em Alabama, nos Estados Unidos. Ela é conhecida por suas obras que retratam a vida dos afro-americanos no sul dos Estados Unidos, principalmente na década de 1930.
Hurston estudou na Universidade Howard, em Washington, D.C., e depois na Universidade Barnard, em Nova York, onde estudou antropologia e literatura. Ela se tornou uma das principais figuras do movimento literário conhecido como Renascimento do Harlem, que ocorreu na década de 1920 e promoveu a literatura e a cultura afro-americanas.
Entre suas obras mais conhecidas estão "Their Eyes Were Watching God" (Seus Olhos Observavam a Deus), "Mules and Men" (Mulas e Homens) e "Dust Tracks on a Road" (Rastros de Poeira numa Estrada). Sua escrita é marcada pelo uso de linguagem vernacular e pela representação autêntica da cultura e tradições afro-americanas.
Além de sua carreira literária, Hurston também se dedicou à antropologia e folclore, realizando estudos sobre a cultura afro-americana no sul dos Estados Unidos e no Caribe. Ela morreu em 1960, aos 69 anos, em Fort Pierce, Flórida.
Amazon